FUSS promove curso Padaria Artesanal no Centro de Ressocialização

07-02-2011 12:02

 

Foto: Depto. Comunicação

 

O FUSS – Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Jaú, presidido pela primeira-dama, Dra. Caroline de Toledo Franceschi, celebrou na sexta-feira, dia 4 de fevereiro, às 13h, parceria com o Centro de Ressocialização de Jaú para promover junto aos detentos em recuperação o curso Padaria Artesanal “Nosso Pão de Todo o Dia”.
O evento se deu com uma aula inaugural nas dependências do CR sob a coordenação da voluntária Zilma Ramos Minatel.

O curso começa com 2 turmas de 20 pessoas e tem duração de 1 mês e meio. 

Conforme disse a diretora do CR, Maria de Lourdes Kerche do Amaral, é a primeira parceria entre o Centro de Ressocialização e o Poder Público. “Que essa parceria seja um início de um mar sem fim”, disse Kerche, ressaltando a importância do projeto no local.         

Representando o prefeito Dr. Osvaldo Franceschi Júnior, o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Dr. Cristiano Madella Tavarez disse em poucas palavras aos detentos que como advogado sabia que nenhum deles gostaria de estar lá. Mas que apesar disso estavam tendo a oportunidade no CR de aprender coisas boas como, por exemplo, por meio do curso “Padaria Artesanal”, aprendizado que qualificará os participantes para uma nova vida no mercado de trabalho.

Em discurso informal, a presidente do FUSS, primeira-dama Dra. Caroline de Toledo Franceschi enfatizou a importância da parceria com o CR e destacou o objetivo maior do projeto que é gerar e complementar renda de famílias que necessitam do auxilio do Poder Público.         

Dra. Caroline já estuda a possibilidade de ao final do curso utilizar a mão-de-obra qualificada para produzir os pães que são vendidos pelo FUSS. Em contrapartida, os detentos receberiam parte da arrecadação em auxilio às suas famílias.

Antes de celebrar a parceria, que aconteceu em cerimônia informal, a diretora do CR acompanhou a primeira-dama e comitiva em visita às instalações do presídio.

Participaram do evento além da Dra. Caroline, a diretora do FUSS Marilda Capinzaiki de Moraes Navarro, o delegado seccional Dr. Roberto Cardoso de Mello Tucunduva Filho, o padre Oswaldo Francisco Paulino, o coordenador da Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe, Leandro Ap. Passos e os secretários municipais Cristiano Madella Tavarez (Relações Institucionais) e José Carlos de Pieri Belotto (Negócios Jurídicos).     

Com mais essa unidade do projeto “Padaria Artesanal” no CR, já são três no município: uma no Pouso Alegre de Baixo, que funciona em dependência do FUSS e outra na rua Quintino Bocaiúva, 857, que começa na próxima semana com um grupo de 11 pessoas.

 

 

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura Municipal de Jaú